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sábado, 2 de novembro de 2013

DICA DE UM GRANDE LÍDER



Alguns ensinamentos de Akio Morita, cofundador da Sony, cujo sucesso empresarial foi baseado na tecnologia avançada e no prestígio da sua marca.

1) Acredite em si mesmo

Não deixe que as pessoas acabem com suas expectativas de como você deve agir. Akio rompeu com a tradição familiar para iniciar o seu negócio, sua família era uma das mais antigas e aristocrática produtora de saquê, e o resultado é uma das mais conhecidas marcas na história.

2) Comece pequeno

O investimento inicial para criar a Sony foi de 350 dólares. Sua sede: um edifício semidestruido pelos bombardeios da III Guerra Mundial. Morita recomenda: não se detenha pela falta de dinheiro ou aos presságios nefastos ao negócio: encontre sempre uma saída.

3) Escolha um bom nome

O nome original da Sony: Tokyo Tsushin Kogyo Kabushiki Kaisha (Tokyo Telecomunications Engineering Corporation). Demasiado longo para o ideário americano de quem pretendia inserir seus produtos no mercado. Rebatizou a empresa com uma combinação de sonus (som, em latim) e Sonny (um apelido usual nos EUA), Mais sonoro, mais claro e mais curto. Uma marca memorável, em diversas ocasiões, faz toda diferença.

4) Confie no seu instinto

"Observe atentamente o modo como as pessoas vivem, obtenha um senso intuitivo do que elas podem e querem ter," Um exemplo: Morita recusou-se a mudar o nome do Walkman para Soundabout, uma marca ainda reconhecível. Nem sempre a razão parte dos experts.

5) Não tenha medo de cometer erros...

... mas não cometa o mesmo erro duas vezes. Quanto mais erros cometer, mais sábio será e, assim, acumulará mais experiências para romper novas fronteiras.

6) Produza com qualidade

"A publicidade e promoção não sustentam um produto ruim ou inadequado".

7) Seja diferente

Apesar do fim da II Guerra Mundial ser recente, quando abriu a primeira loja da Sony nos Estados Unidos, a entrada da loja foi decorada com uma bandeira japonesa. O resultado? Comentários, expectativas e muitos jornalistas. A originalidade e os riscos produzem publicidade gratuita. Muitos não sabem, mas Akio foi um grande estrategista de Marketing.

8) Crie seu mercado

O triunfo acontece especialmente em nichos onde não há concorrência estabelecida. Morita criou produtos para mercados inexistentes e que foi a chave para o sucesso: crie uma necessidade e satisfaça. Certa vez ele disse: a curiosidade é a chave para a criatividade.



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