BOLETIM VENDA MAIS E MAIS – JULHO 2012
Lealdade
“A lealdade é um dos pilares que
sustentam o real valor do homem.” (Texto Judaico).
É com este pensamento que
pautamos nossas atitudes. Vai além de ser real, é cultivá-lo com nossos amigos,
familiares e clientes.
A gestão baseada na lealdade, que
aponta para reter clientes e empregados para melhorar a rentabilidade, é muito
mais que a satisfação do cliente. O êxito desta estratégia baseia-se em
compreender que os clientes satisfeitos não são necessariamente leais.
Percebemos que as empresas com mais êxito são as que cultivam e se preocupam
com a lealdade – de clientes, empregados e investidores. O verdadeiro inimigo
dos lucros é a rotatividade que se manifesta nos clientes muito sensíveis ao
preço, empregados que mudam de trabalho e especuladores que procuram lucro
fácil.
A verdadeira missão de uma
empresa deve ser criar valor para os três integrantes chave de um sistema de
negócios: clientes, empregados e investidores. Cada integrante da trilogia
contribui com tempo, dinheiro, energia e conhecimento técnico e, para chegar ao
êxito, a empresa deve gerar a mudança, mas, com valor.
O empregado leal aprende com o
tempo como atender o cliente e o cliente leal aprende a ascender ao sistema de
negócios para facilitar o serviço que recebe. O acionista leal aprende a
antecipar os altos e baixos do negócio e não alimenta comportamentos que
destroem o valor a longo prazo para assegurar os lucros contabilizáveis a curto
prazo. Um negócio com êxito é, na realidade, uma sociedade integra por
clientes, empregados e investidores.
Apesar dos três integrantes
deverem ser bem atendidos, são os clientes a serem considerados “primeiros
entre iguais” porque a lealdade do cliente á algo que se devem ganhar todos os
dias e, dos três grupos, é a mais escorregadio: geralmente os clientes têm um
mínimo de capital emotivo e financeiro investido na empresa e podem ir para
outro lado com um esforço mínimo.
Entendemos que ser leal para com
o outro significa dizer que pode confiar em mim, estou ao seu lado. Isso
significa que eu não permita que me desvie do caminho certo, nem das minhas
convicções interiores, nem daquilo que acredito. Pelo contrário, ser leal para
com o outro significa apenas que não brinco com a nossa relação.
Ser leal na empresa em que
trabalhamos, com a família e amigos é um dogma que felizmente ainda se preserva
na nossa sociedade. Mas a lealdade deve ser também um valor a assegurar nas
nossas relações comerciais e sociais.
Boas vendas!
Luiz
Augusto
Blog:
http://vendamaisemais.blogspot.com
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