Formulário de contato
sábado, 16 de fevereiro de 2013
sábado, 26 de janeiro de 2013
MENSAGEM DE VIDA
Mensagem de vida
Madre Teresa de Calcutá, que foi
Prêmio Nobel da Paz, entre tantos exemplos, deixou também escritos de grande
valor.
Escreveu ela: Você sabe qual é
o dia mais belo? Hoje.
Tinha razão. Nada se iguala ao
dia que se está vivendo. O ontem é passado. Já nos trouxe a experiência e o
amanhã ainda não é realidade.
E a coisa mais fácil?
Equivocar-se. Com
certeza. Quantas vezes, no mesmo dia, cometemos erros? Por pressa, damos
informações incorretas. Por descuido, fazemos uma anotação indevida. E assim
por diante.
Qual é o presente mais belo? O
perdão.
Sim, o perdão é sempre
extraordinário para quem o recebe e que, normalmente, aguarda ansioso por isso,
desejando de alguma forma se redimir da falta praticada.
É suficiente que lembremos como
ficamos preocupados quando ferimos um amigo e aguardamos a chance de nos ver de
novo ao lado dele, para, de alguma forma, compensar o que fizemos de errado.
Quais as pessoas mais
necessárias? Os pais.
São eles que nos transmitem a
vida, nos formam o corpo, nos alimentam, nos educam. São eles que nos protegem
nos primeiros anos, quando somos tão frágeis, incapazes de viver e caminhar por
nós mesmos.
São eles que nos seguem, anos
afora, sempre amigos, atentos, cuidadosos.
E os maiores professores? As
crianças. Sem dúvida,
as crianças, pela sua forma descontraída de agir, nos dão muitos exemplos da
melhor maneira de nos portarmos na vida.
As crianças são simples.
Expressam com facilidade seu carinho. Lutam pelo que desejam. Não têm vergonha
de chorar.
O melhor remédio? O otimismo. Quem leva a vida com otimismo,
jamais se entrega ao desalento. Consegue sempre forças renovadas para lutar e
vencer.
A expressão mais eficaz? O
sorriso. O
sorriso conquista simpatias. Quando nos encontramos em lugares estranhos, entre
desconhecidos, quando todos parecem um pouco assustados, o sorriso de alguém
traz reconforto.
E pode ser o início de um
diálogo, logo adiante.
A força mais potente do Universo?
A fé. Não foi
por outro motivo que Jesus, falando a respeito da fé, disse que se a tivéssemos
do tamanho de um grão de mostarda, conseguiríamos mover montanhas.
Lembremos que o grão de mostarda
é uma das menores sementes. É minúscula.
Finalmente, a coisa mais bela?
O amor.
O amor coloca cores na paisagem,
alimenta e dá forças. Por amor, uma criatura se entrega a outra criatura e se
torna cocriadora com Deus.
Por amor, um Espírito Excelso
veio à Terra, cantou e viveu o amor, deixando, ao partir, o mais belo poema de
amor que a Terra já conheceu: o Evangelho.
* * *
Comece o seu dia agradecendo a
Deus, pela bênção da vida.
Se você tem alguma mágoa da
véspera, faça como o sol: esqueça a sombra e brilhe outra vez.
Use o sorriso com abundância e
descobrirá como ele lhe trará precioso rendimento de colaboração e felicidade.
Lembre que a fórmula da
felicidade recomenda ter para com tudo e para com todos a disposição de
cooperar para o bem.
sábado, 19 de janeiro de 2013
CONQUISTE SUA FELICIDADE
“SER FELIZ NÃO
SIGNIFICA ESTAR TODO O TEMPO ALEGRE E SORRIDENTE. SIGNIFICA DESCOBRIR E
INVESTIR NO SEU PROPÓSITO DE VIDA”.
Alguém quer ser infeliz? Não, não
quer. Mas o que realmente traz felicidade?
A nova onda, agora, é trabalhar e
criar Empresas felizes, Empresas que valorizem seus colaboradores, que sejam
éticas, social e ecologicamente corretas, que saibam atrair e reter os
talentos.
O melhor dos mundos é estar feliz
consigo mesmo e com o seu trabalho. Ter encontrado algo que realmente se goste
de fazer e, assim, ser muito mais produtivo. Mas o conceito de felicidade tem
sido banalizado. É comparado ao sentimento do prazer, de posse e status. Essas
são felicidades que não se mantém ao longo do tempo.
A Revista Superinteressante
publicou, o resultado de estudos dos mais variados especialistas sobre
felicidade e comportamento humano, e eu gostaria de destacar, abaixo, alguns
pontos práticos que podem nos ajudar a encontrar e praticar a famosa felicidade,
e, assim, auxiliar este mundo a ficar um pouquinho melhor. Vamos a eles:
Prazer:
Como é bom comer algo gostoso, fazer amor com quem se ama, comprar aquele sonho
de consumo. Uma boa conversa ou simples presentes. O prazer nos traz a sensação
de felicidade, só que ele não é pleno e duradouro, mas, nem por isso, deixa de
ser essencial para a vida de qualquer pessoa. O prazer é um dos componentes que
nos deixam felizes. É a forma mais fácil de buscar felicidade, só que não se
sustenta como propósito de vida.
Engajamento:
É o grau de comprometimento que temos com nós mesmos. Comprometa-se com sua
vida, seus sonhos, seus valores e suas metas. O engajamento nos traz um grau
maior de felicidade, pois induz ao auto-respeito e á auto-realização. Nada de
deixar a vida te levar, ou conduzir sua carreira aos trancos e barrancos,
movida ao acaso. Nada acontece por acaso. Participe ativamente de sua vida.
Significado:
Aí sim, a felicidade plena. Ser feliz não significa estar todo tempo alegre e
sorridente. Significa descobrir e investir no seu propósito de vida. É
perguntar não só o “porque”, mas também o “para que”. Quando descobrimos nosso
verdadeiro propósito de vida, temos uma noção mais clara do que, de como e de
quando fizer, isso vem com a maturidade, e também tem a ver com o aspecto
religioso, mas é sempre bom começar, desde cedo, a tentar encontrar um sentido
para a sua vida. Sendo assim, os cientistas concluíram que algumas coisas nos
deixam bem mais felizes do que outras. Vejamos, primeiramente, o que eles
consideram uma ilusão de felicidade.
Dinheiro:
É bom, mas não é tudo. É uma questão polêmica! Cada um tem suas considerações.
Casamento:
Nada de dedicar toda a sua vida ao ente amado e esquecer todo o resto.
Futuro:
Só a Deus pertence. Não fique esperando sempre um amanhã melhor. Viva o
presente!
Bens
materiais: O excesso vira compulsão, doença. Viver para comprar
não é viver.
Status:
A vida te altos e baixos, e a sua pode não ser dirigida em função de um cargo
ou título.
Beleza:
O que é beleza ? Se fosse assim, todo feio seria triste, o que não é verdade. Aliás,
o que é feio?
Agora, segundo
esses mesmos cientistas, o que realmente os torna felizes:
Desafios:
Uma forma de crescer e superar nossos limites.
Exercícios:
Quem diria hem! Nosso corpo adora! Trate de correr para a academia.
Altruísmo:
Ajudar o próximo e praticar o bem. Seja feliz fazendo os outros felizes.
Importância:
Ser aceito e útil no meio em que se vive.
Ter
companhia: Espírito de equipe traz felicidade, e nada de tentar
fazer tudo sozinho. O homem é altamente sociável, e precisamos dos outros para viver.
A questão é
você conseguir ter, em sua vida, mais momentos felizes do que infelizes, pois
ninguém está feliz o tempo todo. A felicidade, na verdade, é conquistada
diariamente, e não existem fórmulas mágicas. Felicidade não é um fim, mas
consequência. E uma boa maneira de ser feliz é, justamente, não ficar
procurando a felicidade em todos os cantos.
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
5 QUALIDADES DE CHEFES INESQUECÍVEIS
Chefes
inesquecíveis não são bons no papel. Os chefes inesquecíveis são baseados em
suas ações.
Resultado
é tudo, mas não os resultados que você pode estar imaginando.
Consistentemente
faça essas cinco coisas e todas as demais se seguirão. Você e seu negócio se
beneficiarão muito.
Isso é
muito importante, assim como seus colaboradores.
1) Desenvolver cada colaborador – é claro que você pode colocar
seus objetivos próprios em primeiro lugar. Mas se fizer isso, colocará a
carroça da liderança à frente dos bois. Sem grandes colaboradores, nenhuma
quantidade de foco em metas e objetivos será suficiente. Colaboradores só
conseguem conquistar o que são capazes, então é seu trabalho ajudar os
colaboradores a serem mais hábeis para que eles, e seu negócio, conquistem mais
coisas. É seu trabalho prover treinamento, orientação e oportunidades que seus
colaboradores precisam e merecem. Quando você faz isso, você transforma o
processo relativamente chato de rever resultados e acompanhar a produtividade
em algo com muito mais significado para seus colaboradores: Progresso,
desenvolvimento e conquistas pessoais;
2) Lidar com os problemas imediatamente – nada mata mais rápido a moral
de uma equipe do que problemas que não são resolvidos. Disputas interpessoais,
problemas de desempenho, rixas entre departamentos ou qualquer outro impacto negativo
na motivação e entusiasmo da equipe. Além disso, eles criam distração uma vez
que problemas pequenos nunca são resolvidos. Lembre-se que pequenos problemas
crescem rápido e se tornam grandes problemas. Outro fator importante é que se
você ignora um problema, seu colaborador deixa de te respeitar imediatamente e,
sem respeito, você não pode liderar.
3) Resgatar seu pior colaborador – Com frequência temos pelo menos
um colaborador que caiu em desgraça por falhar ao completar um tarefa, perdeu a
calma durante uma reunião ou simplesmente por não poder ser mantido na equipe.
Com o tempo este colaborador passou a ser visto por seus pares, e por você,
como um elo fraco da corrente. Antes de removê-lo da equipe, coloque esforço
máximo em tentar resgatar aquela pessoa. Não abaixe seus padrões. Apenas siga
treinando e orientando-o na direção correta. Garanto que em algumas vezes isso
não funcionará. Não se chateie. Seu esforço será sua maior recompensa.
Ocasionalmente você conseguirá reverter a situação e você terá feito uma
tremenda diferença em sua vida. Nada pode bater esta satisfação.
4) Servi aos outros, não a você mesmo – Jamais diga ou faça alguma
coisa que o coloque no centro das atenção. Nunca parabenize um funcionário para
ficar se gabando por alguns momentos de como você teria feito. Se você sair sem
dizer algo, não diga. Sua glória deve ser sempre refletida, mas nunca direto.
Quando seus colaboradores são excelentes, você é excelente. Quando sua equipe é
bem sucedida, seu negócio é bem sucedido. Quando você salva um colaborador na
corda-bamba e ele se torna inesquecível, lembre-se que o mérito é dele e não
seu. Você está apenas fazendo o trabalho que um chefe inesquecível faz. Quando
você constantemente age como se você fosse menos importante que seus
colaboradores, todos saberão quão importante você é.
5) Lembrar de suas origens – Já viu uma cena onde um
caçador de autógrafos é simplesmente ignorado por um atleta famoso? É bem
provável que você diga: “Eu jamais faria algo semelhante se fosse ele.”. Na
verdade, você faz. Para alguns colaboradores, principalmente os novatos, você
é, pelo menos, levemente famoso. É você quem está no comando. Você é o chefe. É
justamente por isso que um colaborador que puxa um assunto um tanto quanto
insignificante quer, um pouco de atenção sua. Quando isso acontece, você tem
uma escolhe. Você pode simplesmente explodir ou pode ver o momento através de
sua importância verdadeira. Quanto melhor você classificar o momento, maior
será o impacto que você poderá causar. E maior será sua responsabilidade em
causar o impacto.
E você? O
que falta para se tornar um chefe inesquecível?
Como você
quer ser lembrado por seus colaboradores?
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
O JOGO DOS 7 ERROS DO PÓS VENDA
1. Presumir que não é necessário entrar em contato com o cliente pós compra. De todos os erros, esse, digamos, é o mais comum. A grande maioria das empresas julga-se como indispensável na vida de seus consumidores; até perceberem, tardiamente, que muitos estão saindo pela porta dos fundos. Caros leitores, em pleno século XXl e ainda há empresas que acham que sabem tudo. Acredita que basta fazer o feijãozinho com arroz, não fazer marola, que tudo dará certo. O Pós Venda é um instrumento poderoso e mal utilizado. Quem imaginaria a Embraer não entrar em contato com seus clientes, após a compra de um de seus produtos? Guardada as devidas proporções, quantas concessionárias de veículos, realizam o Pós Venda, a fim de saber da experiência de compra de seus clientes? Ou mesmo, para saber se está tudo OK. Morrem mais pessoas nas estradas do que acidentes aéreos, certo? Poucas são as empresas que realizam um Pós Venda sério e bem feito.
2. Enviar mala direta e entupir a caixa de correios do cliente com falsas promoções e assuntos vazios. Infelizmente ainda há empresas que se contentam com o basicão. Mala direta parece a panaceia e a cura para todo Pós Venda. Como não é preciso muito exercício intelectual, Control C+ Control V e pronto; basta clicar "enviar". Todos na empresa ficam felizes e com a sensação do dever cumprido. Do outro lado, o pobre do cliente, que sustenta muitos negócios, vive tendo que atualizar seu anti spam e perdendo seu precioso tempo deletando todo o lixo.
3. Telefonar ao cliente desnecessariamente com papo furado. Uma das formas de se realizar Pós Venda, é por telefonar aos clientes. Devido ao crescimento da telefonia móvel, fica cada vez mais fácil à comunicação via celular. No entanto, na hora de telefonar, por falta de treinamento, algumas empresas telefonam para falar "abobrinha" ao cliente. Quando decidir usar o telefone, tenha certeza que terá algo relevante para comunicar. Seja gentil rápido e objetivo.
4. Tratar o cliente de forma genérica. Todos os consumidores apreciam ser tratados de forma exclusiva. Tratamento personalizado é a fórmula do sucesso no atendimento. Enviar e-mails, mala direta ou qualquer outra ação, onde o cliente é reconhecido como apenas "mais um" pode não dar os melhores resultados. Uma dica que recebi recentemente é usar o SMS como forma de realizar um "Pós Venda" exclusiva. De acordo com a fonte, 94% das mensagens enviadas via SMS são lidas. 88% dos brasileiros utilizam SMS.
5. Não interagir com o cliente nas mídias sociais. As mídias sociais são uma realidade e um excelente aplicativo de interatividade com os clientes. Caso o cliente utilize uma conta em uma rede social, tente interagir. Dê sugestões, participe com ideias, faça perguntas inteligentes, fale de sua empresa de forma criativa. Estreite relacionamento. Pode até não dar certo, mas com certeza, não fazer nada, significa desperdiçar uma boa oportunidade.
6. Quando o cliente dá algum feedback negativo, tratá-lo como um cliente "chato". Como sempre aconselhou Dale Carnegie, as reclamações devem ser encaradas como benção; como uma excelente oportunidade de realinhar estratégias. Quando o cliente reclama de alguma coisa, não pense como alguns alienados, que sua empresa não falha. Reconhecer que há falhas, significa que estamos ao lado do consumidor e que há intenção de corrigir às possíveis falhas.
7. Fazer o que todo mundo está fazendo. Não adianta introduzir uma campanha “apenas para constar.” Seguir a manada pode não ser uma boa ideia. Nem sempre a maioria tem razão. Temos dificuldades em abandonar a zona de conforto, o mesmo acontece com as empresas. "Novas ideias" são logo rechaçadas. Acredito que a melhor ideia seja fazer aquilo que a concorrência não esteja realizando. Procurar por algo inovador e eficiente.
Uma vez me perguntaram se o Pós Venda pode ser realizado com toda sua carteira de clientes? Seria necessário uma estrutura gigante e muito recurso financeiro. Assim, recomendo que aplique a regra de "Pareto".(20-80) Comece com os 20% dos clientes que são responsáveis pelos 80% do faturamento de sua empresa.
O Pós Venda é necessário para o estreitamento do relacionamento com os clientes, que gera confiança, que gera venda. Se sua empresa deseja melhorar seus resultados, aí está uma das ferramentas à sua disposição.
Um grande abraço,
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
REFLEXÃO
Insubstituível
Na sala
de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de
gestores.
Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível" .
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça.
Ninguém ousa falar nada.
De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim.
- E Beethoven ?
- Como? - O encara o diretor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio.....
O funcionário fala então:
- Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.
Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? etc...
Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.
Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'erros/ deficiências' .
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo , se Picasso era instável , Caymmi preguiçoso , Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico ...
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Se seu gerente/coordenador , ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/ técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.
Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados . . . apenas peças.
Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:... . Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível"
Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!
"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é..., e outras..., que vão te odiar pelo mesmo motivo..., acostume-se a isso..., com muita paz de espírito. ..". É bom para refletir e se valorizar!
Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça: "ninguém é insubstituível" .
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça.
Ninguém ousa falar nada.
De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim.
- E Beethoven ?
- Como? - O encara o diretor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio.....
O funcionário fala então:
- Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.
Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? etc...
Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.
Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.
Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'erros/ deficiências' .
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo , se Picasso era instável , Caymmi preguiçoso , Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico ...
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Se seu gerente/coordenador , ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/ técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.
Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados . . . apenas peças.
Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'. Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:... . Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível"
Portanto nunca esqueça: Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!
"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo..., mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso."
"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é..., e outras..., que vão te odiar pelo mesmo motivo..., acostume-se a isso..., com muita paz de espírito. ..". É bom para refletir e se valorizar!
sexta-feira, 12 de outubro de 2012
10 LIÇÕES DO JAPÃO
10 LIÇÕES DO JAPÃO
1-
A CALMA:
nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando que “havia perdido
tudo”. A tristeza por si só já bastava.
2-
A
DIGNIDADE: filas disciplinadas para água e comida. Nenhuma palavra dura e
nenhum gesto de desagravo.
3-
A HABILIDADE:
Arquitetos fantásticos, por exemplo. Os prédios balançaram, mas não caíram.
4-
A
SOLIDARIEDADE: As pessoas compravam somente o que realmente necessitavam no
momento. Assim todos poderiam comprar alguma coisa.
5-
A ORDEM:
Nenhum saque a lojas. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas. Apenas
compreensão.
6-
O
SACRIFICIO: Cinqüenta trabalhadores ficaram para bombear água do mar para
os reatores da usina de Fukushima. Como poderão ser recompensado.
7-
O
DESPREENDIMENTO E A TERNURA: Os restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas
eletrônicas deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos
fracos.
8-
O
TREINAMENTO: de velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram
exatamente o que lhes foi ensinado.
9-
A
IMPRENSA: Mostrou enorme discrição nos boletins de noticias. Nada de
reportagens sensacionalistas. Apenas calmas reportagens dos fatos.
10-
A
CONSCIÊNCIA: Quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam
as mercadorias nas prateleiras e saiam calmamente.
Assinar:
Postagens (Atom)