Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

sábado, 26 de janeiro de 2013

MENSAGEM DE VIDA


Mensagem de vida

 

Madre Teresa de Calcutá, que foi Prêmio Nobel da Paz, entre tantos exemplos, deixou também escritos de grande valor.

Escreveu ela: Você sabe qual é o dia mais belo? Hoje.

Tinha razão. Nada se iguala ao dia que se está vivendo. O ontem é passado. Já nos trouxe a experiência e o amanhã ainda não é realidade.

E a coisa mais fácil? Equivocar-se. Com certeza. Quantas vezes, no mesmo dia, cometemos erros? Por pressa, damos informações incorretas. Por descuido, fazemos uma anotação indevida. E assim por diante.

Qual é o presente mais belo? O perdão.

Sim, o perdão é sempre extraordinário para quem o recebe e que, normalmente, aguarda ansioso por isso, desejando de alguma forma se redimir da falta praticada.

É suficiente que lembremos como ficamos preocupados quando ferimos um amigo e aguardamos a chance de nos ver de novo ao lado dele, para, de alguma forma, compensar o que fizemos de errado.

Quais as pessoas mais necessárias? Os pais.

São eles que nos transmitem a vida, nos formam o corpo, nos alimentam, nos educam. São eles que nos protegem nos primeiros anos, quando somos tão frágeis, incapazes de viver e caminhar por nós mesmos.

São eles que nos seguem, anos afora, sempre amigos, atentos, cuidadosos.

E os maiores professores? As crianças. Sem dúvida, as crianças, pela sua forma descontraída de agir, nos dão muitos exemplos da melhor maneira de nos portarmos na vida.

As crianças são simples. Expressam com facilidade seu carinho. Lutam pelo que desejam. Não têm vergonha de chorar.

O melhor remédio? O otimismo. Quem leva a vida com otimismo, jamais se entrega ao desalento. Consegue sempre forças renovadas para lutar e vencer.

A expressão mais eficaz? O sorriso. O sorriso conquista simpatias. Quando nos encontramos em lugares estranhos, entre desconhecidos, quando todos parecem um pouco assustados, o sorriso de alguém traz reconforto.

E pode ser o início de um diálogo, logo adiante.

A força mais potente do Universo? A fé. Não foi por outro motivo que Jesus, falando a respeito da fé, disse que se a tivéssemos do tamanho de um grão de mostarda, conseguiríamos mover montanhas.

Lembremos que o grão de mostarda é uma das menores sementes. É minúscula.

Finalmente, a coisa mais bela? O amor.

O amor coloca cores na paisagem, alimenta e dá forças. Por amor, uma criatura se entrega a outra criatura e se torna cocriadora com Deus.

Por amor, um Espírito Excelso veio à Terra, cantou e viveu o amor, deixando, ao partir, o mais belo poema de amor que a Terra já conheceu: o Evangelho.

*   *   *

Comece o seu dia agradecendo a Deus, pela bênção da vida.

Se você tem alguma mágoa da véspera, faça como o sol: esqueça a sombra e brilhe outra vez.

Use o sorriso com abundância e descobrirá como ele lhe trará precioso rendimento de colaboração e felicidade.

Lembre que a fórmula da felicidade recomenda ter para com tudo e para com todos a disposição de cooperar para o bem.

 

sábado, 19 de janeiro de 2013

CONQUISTE SUA FELICIDADE


“SER FELIZ NÃO SIGNIFICA ESTAR TODO O TEMPO ALEGRE E SORRIDENTE. SIGNIFICA DESCOBRIR E INVESTIR NO SEU PROPÓSITO DE VIDA”.

 

Alguém quer ser infeliz? Não, não quer. Mas o que realmente traz felicidade?

A nova onda, agora, é trabalhar e criar Empresas felizes, Empresas que valorizem seus colaboradores, que sejam éticas, social e ecologicamente corretas, que saibam atrair e reter os talentos.

O melhor dos mundos é estar feliz consigo mesmo e com o seu trabalho. Ter encontrado algo que realmente se goste de fazer e, assim, ser muito mais produtivo. Mas o conceito de felicidade tem sido banalizado. É comparado ao sentimento do prazer, de posse e status. Essas são felicidades que não se mantém ao longo do tempo.

A Revista Superinteressante publicou, o resultado de estudos dos mais variados especialistas sobre felicidade e comportamento humano, e eu gostaria de destacar, abaixo, alguns pontos práticos que podem nos ajudar a encontrar e praticar a famosa felicidade, e, assim, auxiliar este mundo a ficar um pouquinho melhor. Vamos a eles:

Prazer: Como é bom comer algo gostoso, fazer amor com quem se ama, comprar aquele sonho de consumo. Uma boa conversa ou simples presentes. O prazer nos traz a sensação de felicidade, só que ele não é pleno e duradouro, mas, nem por isso, deixa de ser essencial para a vida de qualquer pessoa. O prazer é um dos componentes que nos deixam felizes. É a forma mais fácil de buscar felicidade, só que não se sustenta como propósito de vida.

Engajamento: É o grau de comprometimento que temos com nós mesmos. Comprometa-se com sua vida, seus sonhos, seus valores e suas metas. O engajamento nos traz um grau maior de felicidade, pois induz ao auto-respeito e á auto-realização. Nada de deixar a vida te levar, ou conduzir sua carreira aos trancos e barrancos, movida ao acaso. Nada acontece por acaso. Participe ativamente de sua vida.

Significado: Aí sim, a felicidade plena. Ser feliz não significa estar todo tempo alegre e sorridente. Significa descobrir e investir no seu propósito de vida. É perguntar não só o “porque”, mas também o “para que”. Quando descobrimos nosso verdadeiro propósito de vida, temos uma noção mais clara do que, de como e de quando fizer, isso vem com a maturidade, e também tem a ver com o aspecto religioso, mas é sempre bom começar, desde cedo, a tentar encontrar um sentido para a sua vida. Sendo assim, os cientistas concluíram que algumas coisas nos deixam bem mais felizes do que outras. Vejamos, primeiramente, o que eles consideram uma ilusão de felicidade.

Dinheiro: É bom, mas não é tudo. É uma questão polêmica! Cada um tem suas considerações.

Casamento: Nada de dedicar toda a sua vida ao ente amado e esquecer todo o resto.

Futuro: Só a Deus pertence. Não fique esperando sempre um amanhã melhor. Viva o presente!

 

Bens materiais: O excesso vira compulsão, doença. Viver para comprar não é viver.

Status: A vida te altos e baixos, e a sua pode não ser dirigida em função de um cargo ou título.

Beleza: O que é beleza ? Se fosse assim, todo feio seria triste, o que não é verdade. Aliás, o que é feio?

Agora, segundo esses mesmos cientistas, o que realmente os torna felizes:

Desafios: Uma forma de crescer e superar nossos limites.

Exercícios: Quem diria hem! Nosso corpo adora! Trate de correr para a academia.

Altruísmo: Ajudar o próximo e praticar o bem. Seja feliz fazendo os outros felizes.

Importância: Ser aceito e útil no meio em que se vive.

Ter companhia: Espírito de equipe traz felicidade, e nada de tentar fazer tudo sozinho. O homem é altamente sociável, e precisamos dos outros para viver.

A questão é você conseguir ter, em sua vida, mais momentos felizes do que infelizes, pois ninguém está feliz o tempo todo. A felicidade, na verdade, é conquistada diariamente, e não existem fórmulas mágicas. Felicidade não é um fim, mas consequência. E uma boa maneira de ser feliz é, justamente, não ficar procurando a felicidade em todos os cantos.